HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ESCOLA
As Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual que integra as linguagens verbal (texto) e não verbal (imagens), além disso, há a presença de onomatopeias e as falas das personagens são representadas por meio dos balões.
De acordo com Sousa (2016, p. 160), "ao trabalhar com as HQs é importante que o professor leve em consideração o contexto social no qual a instituição escolar está inserida, valorizar o conhecimento que o aluno traz consigo e não desconsiderar as diferentes realidades que compõem a escola. Cabe, ainda, reforçar que todos aqueles que formam o público da sala de aula devem ser envolvidos: opinando, desenhando, discordando e solucionando".
Apresento, aqui, alguns recortes da produção do gênero Histórias em Quadrinhos, intervenção realizada com alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental, da Escola Carlos Drummond de Andrade, no segundo semestre de 2014, época em que mediava a produção de conhecimento na disciplina de Língua Portuguesa na instituição.
A proposta de trabalhar com o gênero partiu da necessidade de ampliar os olhares discentes para a relevância da escola, da ética entre eles, do respeito e da solidariedade. Assim, após a instrumentalização dos estudantes, em duplas, eles escolheram um dos temas para a produção do gênero. A proposta durou o período de um bimestre e as temáticas enaltecidas foram as seguintes:
- Gentileza gera gentileza.
- Minha Escola.
- Bons professores, ótimos alunos.
- O bom aluno da Escola Carlos Drummond de Andrade.
- Direitos e deveres do estudante.
Primeiramente, trabalhamos com a construção do enredo das histórias, refletindo com os alunos como os textos se adequavam aos propósitos comunicativos e, em seguida, aos alunos que tinham familiaridade com a arte de ilustrar lancei o convite e os orientei na efetivação metodológica do trabalho. Enquanto uns desenhavam, outros coloriam as imagens.
Tenho enfatizado bastante que trabalhar com os gêneros textuais pressupõe apresentar uma finalidade social e comunicativa para a realização do trabalho e divulgar os conhecimentos dos estudantes é algo fundamental na valorização dos saberes, como também inseri-los nos desafios da aprendizagem. Além disso, durante as correções, os alunos utilizaram uma lista de constatação que os permitiu reavaliar e adequar os propósitos comunicativos nos enredos das HQs.
Ainda, retomando Sousa (2016, p. 156), concordamos que "as histórias em quadrinhos na ação pedagógica contribuem de diferentes maneiras no processo ensino-aprendizagem, desde que sejam utilizadas a partir de um planejamento flexível e inclusivo. Elas valorizam as diferentes culturas, ensinam, divertem e propõem reflexões mediante uma abordagem contextualizada capaz de instrumentalizar, enriquecer e favorecer
as diferentes aprendizagens".
as diferentes aprendizagens".
Dizer que é fácil trabalhar com os gêneros textuais nas turmas superlotadas da Educação Básica não é, contudo, não se mostra impossível de ser possibilitado. Ao final do trabalho, cada estudante recebeu uma versão impressa da revista, que também foi apresentada numa culminância na escola.
Fonte: SOUSA, Ivan Vale de. Histórias em Quadrinhos e mediação pedagógica no resgate de valores éticos no ensino básico. In: SOUSA, Ivan Vale de. (Org.). Compilação Linguística. Curitiba - PR: Atena, 2016. Disponível em: http://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2017/03/E-book_linguistica_sub.pdf. Acesso em 19 set. 2017.
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