quinta-feira, 21 de setembro de 2017



NOSSO PAPO HOJE É SOBRE A "PROVA BRASIL"

O que deve ser ensinado na escola no ano de Prova Brasil? Quais são as habilidades que os alunos já dominam? Como adequar as intervenções às heterogeneidades das turmas? Como convencê-los da relevância participativa na avaliação? Caro professor, algumas questões, a seguir, são esclarecidas.
 
QUE AVALIAÇÃO É ESSA?
A Prova Brasil é uma avaliação externa, desenvolvida pelo Ministério da Educação com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas por meio da aplicação de testes de Língua Portuguesa (leitura, interpretação), Matemática e, desde 2013, de Ciências da Natureza e Ciências Humanas (estas duas últimas apenas para alunos do 9º ano). A avaliação é aplicada em larga escala a cada dois anos.

PARA QUE SERVE?
Os dados coletados por essa avaliação permitem ao Ministério e às secretarias de educação dos estados e dos municípios um diagnóstico sobre a necessidade de medidas de intervenção políticas e pedagógicas voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país. Além disso, como as informações da Prova Brasil são públicas, toda a sociedade brasileira pode acompanhar a eficácia das políticas implementadas, a efetividade dos investimentos públicos, ou, ainda, consultar o desempenho de determinada escola que participou do processo, principalmente, por meio do Ideb.


O QUE É IDEB?
Os resultados da Prova Brasil também auxiliam no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que reúne dois conceitos igualmente relevantes para a garantia da qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. A síntese desses dois fatores em um único número agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala a possibilidade de um acompanhamento contínuo e de estipulação de objetivos para os resultados ao longo dos anos de aplicação da Prova, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece que, até 2022, o Ideb do Brasil seja 6, média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países considerados desenvolvidos.

O QUE É AVALIADO?
As questões da Prova Brasil são elaboradas a partir das habilidades e conhecimentos descritos em documentos conhecidos como Matrizes de Referência, elaborados para cada área do conhecimento aferida: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As matrizes de referência para avaliação normalmente são desenvolvidas a partir do trabalho conjunto de especialistas de todas as disciplinas, que consultam os Parâmetros Curriculares Nacionais, as propostas curriculares de municípios e estados na busca por parâmetros comuns, os professores das redes de ensino pública e privada, assim como o conteúdo presente nos principais livros didáticos adotados no país.
As matrizes, portanto, representam um recorte bem definido daquilo que se espera ter sido aprendido pelos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e, ainda, seja passível de ser avaliado por meio da aplicação de testes padronizados. Bem por isso, é importante não confundir as matrizes de referência para avaliação com o currículo educacional, afinal, esse último possui um foco muito mais amplo, ao orientar todo o trabalho pedagógico e de gestão escolar a partir de parâmetros que ultrapassam o poder de análise de uma avaliação objetiva.

COMO É A AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS HUMANAS?
Em 2013, o Ministério da Educação/ Inep publicou matrizes-piloto das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas com o objetivo de estudá-las e testá-las apenas no 9º ano do Ensino Fundamental, para então, em breve, ser capaz de avaliar também o 5º ano. A inclusão dessas áreas na Prova Brasil revela uma preocupação do país em obter um diagnóstico sobre o nível de domínio do conhecimento científico pelos alunos da educação básica, isto é, sua capacidade de observar, analisar, compreender e interpretar contextos científicos, históricos e sociais, além da capacidade de aplicação de novas tecnologias. Como as avaliações nessas áreas do conhecimento ainda são muito novas, os dados obtidos não comporão, por enquanto, o cálculo do Ideb.

QUEM PARTICIPA DA PROVA BRASIL?
São avaliados do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, das redes públicas e municipais, estaduais e federais. Além desses, professores e diretores também são convidados a participar da avaliação respondendo questionários contextuais que solicitam informações relacionadas à formação profissional, práticas pedagógicas, processos de gestão, infraestrutura da escola, entre outros fatores externos à sala de aula, mas que exercem importante influência sobre a qualidade da aprendizagem dos alunos.

COMO OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS?
A Prova Brasil calcula a nota das escolas por meio da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), um conjunto de modelos matemáticas que garante a comparabilidade dos resultados obtidos em diferentes anos de aplicação, informação fundamental para o acompanhamento da evolução dos resultados educacionais ao longo do longo do tempo. O desempenho das escolas é apresentado por meio de uma de uma escala pedagogicamente interpretada dividida em níveis, que descrevem as competências e as habilidades que os alunos demonstraram ter desenvolvido. Hoje, há uma escala para Língua Portuguesa (leitura, interpretação) e outra para Matemática. Essas escalas funcionam como uma reta numérica em que os alunos são posicionados de acordo com as habilidades que demonstram possuir. Quanto maior a quantidade de alunos nos níveis mais avançados da escala, mais eficiente é considerada a escola.
A escala também permite que os professores, uma vez munidos das descrições das habilidades que caracterizam cada um dos níveis, possam compreender mais profundamente o que seus alunos demonstraram conhecer, como também pontos de atenção que precisam ser mais aprofundados.



COMO UM PROFESSOR PODE PREPARAR SEUS ALUNOS PARA A PROVA BRASIL?
A realização da Prova Brasil não deve alterar o trabalho normal da escola, afinal, o cuidado para que o aluno tenha um processo de aprendizagem adequado a partir do desenvolvimento de competências e habilidades acontece em todos os momentos dentro da sala de aula e isso já é o suficiente para garantir um bom desempenho em qualquer avaliação educacional. De forma complementar, é possível fazer uso de exemplos de questões semelhantes às da Prova para que os alunos se acostumem a responder itens de múltipla escolha, a preencher a folha de respostas, a lidar com a pressão do tempo durante o processo e a conhecer a abordagem contextualizada dos conteúdos que é favorecida na Prova Brasil.

ONDE CADA ESCOLA PODE ACESSAR OS RESULTADOS?
No portal Qedu (www.qedu.org), é possível ter acesso a informação sobre os resultados da Prova Brasil, individualizados por Estado, município, rede e até mesmo cada instituição, além de análises comparativas do desempenho de sua escola em relação às outras do município e do Brasil.

QUAL É O GRANDE DIFERENCIAL DE REALIZAR SIMULADOS?
Professores que aplicam simulados periódicos ou exploram questões com os mesmos moldes da Prova Brasil conseguem receber um diagnóstico de cada aluno para, assim, realizar intervenções mais assertivas antes das avaliações oficiais.

DESCRITORES
(Prova Brasil/ Língua Portuguesa)



Tópico I. Procedimentos de Leitura
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto.
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Tópico II. Implicações do suporte, do gênero e/ou enunciador na Compreensão do Texto
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 

Tópico III. Relação entre Textos
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Tópico IV. Coerência e coesão no Processamento do Texto
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetição ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Tópico VI. Variação Linguística
D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
 
Bibliografia consultada: Matrizes de referência. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/matrizes-de-referencia-professor. Acesso em 19 set. 2017.
Editora Moderna. Caderno de questões – Prova Brasil: língua portuguesa. In: www.moderna.com.br/pnld. Acesso em: 19 set. 2017.

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