NOSSO PAPO HOJE É SOBRE A "PROVA BRASIL"
O que deve ser ensinado na escola no ano de Prova Brasil? Quais são as habilidades que os alunos já dominam? Como adequar as intervenções às heterogeneidades das turmas? Como convencê-los da relevância participativa na avaliação? Caro professor, algumas questões, a seguir, são esclarecidas.
QUE AVALIAÇÃO É ESSA?
A
Prova Brasil é uma avaliação externa, desenvolvida pelo Ministério da Educação
com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas por
meio da aplicação de testes de Língua Portuguesa (leitura, interpretação),
Matemática e, desde 2013, de Ciências da Natureza e Ciências Humanas (estas
duas últimas apenas para alunos do 9º ano). A avaliação é aplicada em larga
escala a cada dois anos.
PARA QUE SERVE?
Os
dados coletados por essa avaliação permitem ao Ministério e às secretarias de
educação dos estados e dos municípios um diagnóstico sobre a necessidade de
medidas de intervenção políticas e pedagógicas voltadas ao aprimoramento da
qualidade da educação no país. Além disso, como as informações da Prova Brasil
são públicas, toda a sociedade brasileira pode acompanhar a eficácia das
políticas implementadas, a efetividade dos investimentos públicos, ou, ainda,
consultar o desempenho de determinada escola que participou do processo,
principalmente, por meio do Ideb.
O QUE É IDEB?
Os
resultados da Prova Brasil também auxiliam no cálculo do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que reúne dois conceitos igualmente
relevantes para a garantia da qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho
nas avaliações. A síntese desses dois fatores em um único número agrega ao
enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala a
possibilidade de um acompanhamento contínuo e de estipulação de objetivos para
os resultados ao longo dos anos de aplicação da Prova, por exemplo, o Plano de
Desenvolvimento da Educação estabelece que, até 2022, o Ideb do Brasil seja 6,
média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos
países considerados desenvolvidos.
O QUE É AVALIADO?
As
questões da Prova Brasil são elaboradas a partir das habilidades e
conhecimentos descritos em documentos conhecidos como Matrizes de Referência,
elaborados para cada área do conhecimento aferida: Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As matrizes de referência
para avaliação normalmente são desenvolvidas a partir do trabalho conjunto de
especialistas de todas as disciplinas, que consultam os Parâmetros Curriculares
Nacionais, as propostas curriculares de municípios e estados na busca por
parâmetros comuns, os professores das redes de ensino pública e privada, assim
como o conteúdo presente nos principais livros didáticos adotados no país.
As
matrizes, portanto, representam um recorte bem definido daquilo que se espera
ter sido aprendido pelos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e, ainda,
seja passível de ser avaliado por meio da aplicação de testes padronizados. Bem
por isso, é importante não confundir as matrizes de referência para avaliação
com o currículo educacional, afinal, esse último possui um foco muito mais
amplo, ao orientar todo o trabalho pedagógico e de gestão escolar a partir de
parâmetros que ultrapassam o poder de análise de uma avaliação objetiva.
COMO É A AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS DA
NATUREZA E CIÊNCIAS HUMANAS?
Em
2013, o Ministério da Educação/ Inep publicou matrizes-piloto das áreas de
Ciências da Natureza e Ciências Humanas com o objetivo de estudá-las e
testá-las apenas no 9º ano do Ensino Fundamental, para então, em breve, ser
capaz de avaliar também o 5º ano. A inclusão dessas áreas na Prova Brasil
revela uma preocupação do país em obter um diagnóstico sobre o nível de domínio
do conhecimento científico pelos alunos da educação básica, isto é, sua
capacidade de observar, analisar, compreender e interpretar contextos
científicos, históricos e sociais, além da capacidade de aplicação de novas
tecnologias. Como as avaliações nessas áreas do conhecimento ainda são muito
novas, os dados obtidos não comporão, por enquanto, o cálculo do Ideb.
QUEM PARTICIPA DA PROVA BRASIL?
São
avaliados do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, das redes públicas e
municipais, estaduais e federais. Além desses, professores e diretores também
são convidados a participar da avaliação respondendo questionários contextuais
que solicitam informações relacionadas à formação profissional, práticas
pedagógicas, processos de gestão, infraestrutura da escola, entre outros
fatores externos à sala de aula, mas que exercem importante influência sobre a
qualidade da aprendizagem dos alunos.
COMO OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS?
A
Prova Brasil calcula a nota das escolas por meio da metodologia da Teoria de
Resposta ao Item (TRI), um conjunto de modelos matemáticas que garante a
comparabilidade dos resultados obtidos em diferentes anos de aplicação,
informação fundamental para o acompanhamento da evolução dos resultados
educacionais ao longo do longo do tempo. O desempenho das escolas é apresentado
por meio de uma de uma escala pedagogicamente interpretada dividida em níveis,
que descrevem as competências e as habilidades que os alunos demonstraram ter
desenvolvido. Hoje, há uma escala para Língua Portuguesa (leitura,
interpretação) e outra para Matemática. Essas escalas funcionam como uma reta
numérica em que os alunos são posicionados de acordo com as habilidades que
demonstram possuir. Quanto maior a quantidade de alunos nos níveis mais
avançados da escala, mais eficiente é considerada a escola.
A
escala também permite que os professores, uma vez munidos das descrições das
habilidades que caracterizam cada um dos níveis, possam compreender mais
profundamente o que seus alunos demonstraram conhecer, como também pontos de
atenção que precisam ser mais aprofundados.
COMO UM PROFESSOR PODE PREPARAR SEUS ALUNOS PARA A PROVA BRASIL?
A
realização da Prova Brasil não deve alterar o trabalho normal da escola,
afinal, o cuidado para que o aluno tenha um processo de aprendizagem adequado a
partir do desenvolvimento de competências e habilidades acontece em todos os
momentos dentro da sala de aula e isso já é o suficiente para garantir um bom
desempenho em qualquer avaliação educacional. De forma complementar, é possível
fazer uso de exemplos de questões semelhantes às da Prova para que os alunos se
acostumem a responder itens de múltipla escolha, a preencher a folha de
respostas, a lidar com a pressão do tempo durante o processo e a conhecer a
abordagem contextualizada dos conteúdos que é favorecida na Prova Brasil.
ONDE CADA ESCOLA PODE ACESSAR OS RESULTADOS?
No
portal Qedu (www.qedu.org),
é possível ter acesso a informação sobre os resultados da Prova Brasil,
individualizados por Estado, município, rede e até mesmo cada instituição, além
de análises comparativas do desempenho de sua escola em relação às outras do município
e do Brasil.
QUAL É O GRANDE DIFERENCIAL DE REALIZAR SIMULADOS?
Professores
que aplicam simulados periódicos ou exploram questões com os mesmos moldes da
Prova Brasil conseguem receber um diagnóstico de cada aluno para, assim,
realizar intervenções mais assertivas antes das avaliações oficiais.
DESCRITORES
(Prova
Brasil/ Língua Portuguesa)
Tópico I. Procedimentos de Leitura
D1
– Localizar informações explícitas em um texto.
D3
– Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4
– Inferir uma informação implícita em um texto.
D6
– Identificar o tema de um texto.
D11
– Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Tópico II. Implicações do suporte,
do gênero e/ou enunciador na Compreensão do Texto
D5
– Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto, etc.).
D9
– Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Tópico III. Relação entre Textos
D15
– Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido.
Tópico IV. Coerência e coesão no
Processamento do Texto
D2
– Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetição ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7
– Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa.
D8
– Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D12
– Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
Tópico V. Relações entre Recursos
Expressivos e Efeitos de Sentido
D13
– Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14
– Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações.
Tópico VI. Variação Linguística
D10
– Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor
de um texto.
Bibliografia consultada:
Matrizes de referência. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/matrizes-de-referencia-professor.
Acesso em 19 set. 2017.
Editora
Moderna. Caderno de questões – Prova Brasil: língua portuguesa. In: www.moderna.com.br/pnld.
Acesso em: 19 set. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário